Também escolhe os seus produtos de limpeza pela cor, cheiro ou preço? Para além de não estar a economizar, é bem possível que esteja a potenciar gastos extra no futuro. Utilizar produtos inadequados à superfície e ao tipo de sujidade, bem como de fraca qualidade, levará à eventual degradação dos materiais.
A escolha correta dos produtos de limpeza contribui para maximizar os resultados, proporcionando maior eficiência e economia para quem higieniza. Assim sendo, trazemos-lhe 4 dicas preciosas para usar na hora de escolher os seus produtos de limpeza.
1. Escolha o detergente mais adequado ao tipo de sujidade e superfície
Quanto mais apropriado for o produto usado, menor será o esforço necessário para efetuar a higienização. Para cada superfície e tipo de sujidade há uma gama de detergentes específicos, com propriedades distintas, que ajudá-lo-ão a alcançar o melhor resultado possível sem comprometer o processo ou as superfícies.
Existem três tipos de detergentes: ácidos, neutros e alcalinos. De um modo simplificado, os detergentes ácidos são usados para remover sedimentos minerais e oxidação, as soluções alcalinas removem eficazmente gorduras, e os produtos neutros são mais utilizados em procedimentos de uso doméstico, que não requerem abrasão.
Para remover resíduos minerais, como ferrugem e cimento ou para descalcificar máquinas, deve optar por detergentes ácidos, cujo pH inferior a 7 lhes confere propriedades de agentes químicos. Devido ao seu elevado grau de acidez, os detergentes ácidos não devem ser aplicados em superfícies sensíveis, como madeira, revestimentos têxteis, aço inoxidável, alumínio, calcário e mármore.
Para a limpeza de resíduos orgânicos, especialmente gorduras e óleos, os detergentes alcalinos são os mais eficazes, pois desintegram as moléculas de gordura, facilitando a sua remoção apenas com água. Daí serem, comummente, os mais utilizados na indústria alimentar.
Por outro lado, os detergentes neutros atuam diretamente sobre a sujidade, sem danificar as superfícies, sendo, por isso, recomendados para a maioria dos materiais, como mármore, madeira, granito, cerâmicas e pavimentos laminados. Geralmente, são utilizados para limpeza diária regular e leve.
2. Faça a sua seleção em função do custo-benefício
De um modo generalizado, os detergentes são escolhidos em função do preço e não das suas características. Todavia, ainda que lhe possa parecer um bom negócio comprar produtos de limpeza que aparentam ter preços mais baixos, facilmente perceberá que é difícil alcançar bons resultados com esses detergentes. O preço inferior acompanha a baixa qualidade e eficácia, que impelem à utilização de mais quantidade, de forma a alcançar uma limpeza eximia.
Os produtos concentrados têm um custo mais baixo por litro e maior rendimento, dado que requerem diluição para utilização. Quer, isso, dizer que limpa mais com menos.
Assim sendo, opte por produtos concentrados, cujos ingredientes ativos e especificidade, conferem alto rendimento ao processo de limpeza, reduzindo os custos, o tempo despendido e o esforço necessário para execução da ação mecânica de higienização.
3. Estabeleça parcerias vantajosas
Criar uma relação de confiança e transparência com um parceiro de venda, não só simplifica a logística, como assegura um serviço de qualidade e atendimento eficaz, à medida das suas necessidades. Com um fornecedor selecionado, os produtos são entregues de forma segura na sua empresa, casa ou loja, numa data estipulada e ainda será aconselhado sobre as soluções de limpeza mais convenientes e adequadas à sua área de negócio.
Por isso, tenha em consideração o fornecedor, na hora de selecionar os seus produtos de limpeza.
4. Baseie as suas decisões na variedade e qualidade dos produtos
Eficiência, qualidade e variedade. São estas as principais características dos produtos de limpeza profissional, que asseguram a excelência e segurança durante o processo de higienização. Utilizar produtos de qualidade superior torna o processo de limpeza mais prático e eficiente, pois a sujidade é eliminada com maior facilidade.
Além do mais, por serem sujeitos a controlos rigorosos, os produtos de limpeza profissional estão de acordo com os padrões de segurança e os requisitos legais para utilização.
Os produtos de limpeza profissional apresentam, ainda, diversas gamas, de modo a abranger uma grande variedade de superfícies, otimizando e garantindo um melhor resultado em cada limpeza efetuada.
Agora que já sabe como escolher produtos de limpeza, de que está à espera para efetuar a sua encomenda? Conte com a nossa ajuda para fazer as escolhas certas.