Ter um espaço de trabalho limpo, arrumado e harmonioso é um dos pontos de partida quando se trata de administrar um negócio bem-sucedido. A perceção da marca é afetada pela falta de limpeza e desorganização no local de trabalho, independentemente da qualidade do produto ou serviço.
Além disso, a limpeza influencia diretamente o desempenho dos colaboradores. Funcionários felizes e saudáveis são mais produtivos e transmitem confiança aos parceiros de negócio e clientes.
Por isso, a limpeza profissional é um processo primordial para ajudar a manter a saúde económica da sua empresa e baseia-se em 4 pilares de apoio estratégico.
São eles:
1. Economia
A utilização de produtos de limpeza profissional na higienização de um ambiente, é sinónimo da redução significativa dos custos e de limpezas otimizadas e simplificadas. Estes produtos são os únicos apropriados a espaços corporativos, uma vez que são elaborados com base nas exigências de cada segmento profissional, certificados por entidades competentes e imprescindíveis à correta desinfeção.
A especificidade e alto rendimento dos produtos de limpeza profissionais tornam o serviço mais rápido e, por isso, economicamente mais sustentável. Isto porque, a ação mecânica da higienização requer menos esforço, bem como é necessário menos quantidade de produto para uma limpeza eficaz, o que se traduz em redução de custos e rentabilização do tempo.
Para além disso, os produtos de limpeza profissional têm um custo mais baixo por litro, dado que são concentrados e requerem diluição para utilização. Quer isso dizer que limpa mais com menos.
Também por otimização do processo, há a redução do consumo de água, prevenção do desperdício e poupança de energia.
2. Qualidade
Eficiência, eficácia, qualidade. São estas as principais características dos produtos de limpeza profissional, que asseguram a excelência e segurança do processo de higienização.
Os detergentes de gama profissional eliminam micro-organismos e outras substâncias nocivas à saúde, protegendo os usuários do espaço higienizado, bem como quem os aplica. Por serem testados e certificados por entidades competentes, reduzem o risco de reação alérgica.
Os produtos de limpeza profissional apresentam diversas linhas, de modo a abranger uma grande variedade de superfícies diferenciadas, otimizando e garantindo um melhor resultado para cada tipo de limpeza efetuada.
Para além disso, os agentes ativos e pH de cada produto permitem potenciar o desempenho do processo de limpeza, já que para cada necessidade há uma resposta específica e a sujidade é removida em menos tempo e com menos esforço.
Pela sua qualidade superior, os produtos de limpeza profissional contribuem para prolongar a vida útil de superfícies, móveis e outros materiais de trabalho.
3. Equipamentos
A aplicação dos produtos de limpeza com recurso a equipamento adequado está diretamente relacionada com a sua eficácia e eficiência.
Quando a aplicação é feita manualmente, há mais desperdício dos materiais de limpeza, de energia e de água. Os tempos para higienização e esforço requerido por quem limpa aumentam exponencialmente.
Com os equipamentos adequados, especialmente desenhados para a aplicação de produtos de limpeza profissional, não só rentabiliza o tempo como economiza os produtos. O investimento em equipamento é, na verdade, um investimento em produtividade e traduz-se em ganhos financeiros.
A utilização do equipamento correto possibilita uma maior ergonomia para a realização da ação de limpeza, levando ao aumento da produtividade e consequente rentabilização do tempo. A probabilidade de ocorrer contaminação cruzada também é reduzida exponencialmente.
4. Capacitação
Os funcionários do setor da limpeza desempenham um papel de extrema importância social, pois são essenciais em outras áreas relevantes da sociedade.
Uma perceção incorreta das necessidades reais deste setor e dos seus trabalhadores poderá originar uma gestão pouco eficaz da segurança e saúde no trabalho, por falta de consciência dos perigos e riscos associados aos processos de limpeza. É, por isso, importante realizar uma avaliação de riscos adequada e adotar medidas preventivas.
A par da modernização dos equipamentos, o investimento na formação de profissionais e atualização frequente sobre os novos protocolos de saúde e higienização traduzem-se em resultados superiores de qualidade na limpeza.
Formar a equipa de trabalho e dotá-la de conhecimentos sobre as melhores práticas de limpeza, nomeadamente, sobre métodos, procedimentos, equipamentos e produtos a aplicar, é a melhor forma de consciencializar os profissionais para os perigos que poderão comprometer a sua integridade física.
Ao estarem atualizados sobre as práticas de segurança no trabalho, os profissionais de limpeza reduzem, também, o tempo de serviço, o uso exagerado ou inadequado de produtos e a necessidade de repetir o processo por ineficácia.
Melhorar a experiência geral da sua marca começa por algo tão simples: limpeza. Ofereça uma experiência prazerosa no seu todo, enquanto maximiza a eficácia do seu próprio trabalho. Impressione os seus clientes e parceiros de negócios com uma limpeza profissional.