Como limpar fornos sujos

O forno é um grande aliado dos cozinheiros, mas acumula muita gordura e resíduos carbonizados. Se a sua higienização for ineficaz ou inexistente, poderá emanar um forte cheiro a queimado de cada vez que o utilizar, contaminar os alimentos que estão a ser confecionados e, até, incendiar-se.

De modo a garantir que o forno está sempre pronto a ser usado, este deverá ser limpo regularmente. À primeira vista, parece ser algo trabalhoso, todavia, com o método certo torna-se um processo simples.

A limpeza eficiente do forno resulta da eficaz combinação do método de trabalho com o produto de limpeza. Por isso, quanto mais específico for o produto usado, menos esforço será necessário para remover a gordura entranhada e os resíduos queimados.

Pela sua especificidade de limpeza de resíduos orgânicos, os detergentes alcalinos são os mais indicados para limpar fornos, dado que desintegram as moléculas da gordura, facilitando a sua remoção apenas com água. Produtos alcalinos certificados estão disponíveis unicamente na gama de uso profissional e em formato concentrado.

As soluções alcalinas surgem na forma de desengordurantes e desincrustantes e são seguros para utilização em processos de limpeza de utensílios que estão em contacto com alimentos. A sua forte ação permite excluir a utilização de materiais abrasivos que, geralmente, danificam os utensílios, bem como reduz o esforço necessário para efetivamente remover as gorduras que estão há já muito tempo fixas nas superfícies.

Então, quais os passos a seguir?

  1. Comece por remover as grelhas e mergulhe-as em água morna com sabão neutro. Deixe-as de molho durante o processo de limpeza do interior do forno. Quando terminar, passe uma esponja ou escova pelas grelhas, enxague-as abundantemente e limpe. É importante que fiquem bem secas para que não enferrujem.
  2. Remova os resíduos de alimentos do interior do forno com recurso a uma espátula, de modo a permitir uma ação mais eficaz do produto de limpeza.
  3. Com um borrifador, aplique o desengordurante no interior do forno e deixe atuar. O tempo de atuação depende das instruções que constam no rótulo do detergente. Certifique-se que aplicou em todas as partes de forma uniforme, à exceção da borracha de vedação do forno.
  4. Findo o tempo de atuação, esfregue com uma esponja ou escova própria, para retirar a gordura incrustada. Dê especial atenção à base do forno, uma vez que é o local onde mais gordura e restos de comida se acumulam. Os resíduos devem soltar-se sem esforço, de modo a não danificar as peças.
  5. Utilizando um pano húmido de microfibras, remova o detergente e os resíduos. Passe o pano por água a cada utilização.
  6. Para o toque final, certifique-se de que a porta de vidro está perfeitamente limpa. À semelhança do restante forno, aplique desengordurante, deixe atuar e retire com a ajuda de um pano de microfibras.
Desengordurante Gorduras Queimadas

É recomendado que utilize luvas e máscara durante o manuseio dos produtos, dada a sua alcalinidade. Leia sempre cuidadosamente as instruções de uso e siga as orientações de segurança contidas no rótulo. Também por ser um produto de limpeza químico, é importante que mantenha o espaço arejado e animais e crianças afastadas do local durante o processo.

 
Para sua segurança, desligue a fonte de alimentação do forno antes de iniciar a limpeza e não aplique detergente diretamente nos elementos geradores de calor, dado que pode danificá-los e impedir que o forno funcione adequadamente.

Agora que já sabe que a limpeza do forno pode ser um procedimento simples, não se acanhe na hora de cozinhar. E lembre-se: limpar o forno de forma regular contribui para prolongar a vida útil do mesmo.