As limpezas domésticas podem ser tarefas aborrecidas e um pouco difíceis. Todavia, a sua casa é o seu porto seguro e um local de descanso, por isso, precisa estar limpo e arrumado. Tratar da higienização do seu lar é benéfico para o corpo e para a mente. Além disso, quem não gosta de ver a casa arrumada?
Como o processo de limpeza pode ser cansativo e um pouco moroso, principalmente para quem não é fã da atividade, é de extrema importância uma boa organização e a motivação certa. Aplique as 7 dicas que lhe apresentamos abaixo e torne as limpezas domésticas numa atividade divertida e, até, terapêutica.
1. Defina o dia e horário das limpezas
Compromissos agendados tem uma probabilidade muito maior de serem cumpridos. Isso porque, é mais fácil preparar a mente para as tarefas a realizar do que reunir força de vontade num momento aleatório.
Determine um dia e hora exata para iniciar e terminar as limpezas. Se após a hora marcada ainda tiver disposição, continue a limpar, se não adie para outro dia.
2. Inicie pela manhã
Ao começar logo de manhã as arrumações, livra-se mais cedo das limpezas domésticas, ficando com o resto do dia livre para se dedicar a outras atividades com a sensação de dever cumprido.
3. Prepare o kit de limpeza
Antes de começar a higienização, reúna todos os produtos e utensílios que irá precisar. Assim conseguirá determinar o que já tem em casa e o que precisa comprar, evitando paragens nas tarefas por falta de material adequado.
Ter os produtos certos torna a limpeza mais eficiente, rápida e menos trabalhosa e o mercado dispõe de uma grande variedade de produtos de limpeza adequados a cada tipo de superfície e sujidade, que lhe permitem limpar com muito menos esforço.
4. Crie uma rotina
A lista de tarefas serve de fio condutor para o processo de limpeza. Ajuda-o a comprometer-se e a manter o foco nas tarefas a desempenhar. Nem tudo precisa ser limpo semanalmente. Por isso, defina os trabalhos diários, semanais e mensais e por onde começar. Não ter o ponto de partida definido pode ser dissuasor, mas tendo ultrapassado essa limitação, tudo o resto fluirá.
5. Coloque música para motivar
Divirta-se enquanto arruma a casa. Selecione uma playlist animada e que o motive a realizar as tarefas. Ouvir música que gosta dar-lhe-á uma dose adicional de energia para completar as limpezas.
Uma alternativa interessante à música é ouvir um podcast ou audiolivros. Assim poderá aprender enquanto arruma.
6. Divida as tarefas
As limpezas devem ser divididas por todos os que habitam na casa. Quando todos colaboram, fica mais fácil limpar e manter o espaço arrumado. Pode criar um documento com as tarefas e pessoas responsáveis pelas mesmas. Para além de tornar todo o processo mais rápido, é motivador para a pessoa sobre quem recai, normalmente, toda a responsabilidade de manter a casa em ordem.
7. A limpeza doméstica como uma terapia
Casa arrumada é mente organizada. O conforto de ter o seu lar eficazmente limpo e arrumado impele ao relaxamento mental, concentração e estimula a criatividade. Ter a casa constantemente desarrumada e suja afeta o bem-estar mental, a motivação e disposição para executar outras tarefas ou relaxar.
A limpeza da casa pode, então, ser encarada como uma terapia, dado que potencia o equilíbrio físico e mental, e um ambiente saudável e agradável que lhe permite descansar sem que a mente se perca na desarrumação do espaço.
De modo a facilitar as limpezas domésticas vá mantendo a casa arrumada, organizada e cuidada diariamente. Assim, quando chegar o momento de fazer as limpezas de modo mais profundo, terá menos sujidade acumulada, facilitando a tarefa.
Já conhece os 12 mitos sobre limpeza mais comuns? Verifique se está a cometer alguns destes erros tão comuns.