Consciente ou inconscientemente, os colaboradores de uma empresa reagem ao ambiente de trabalho em que se encontram. Daí que, o conforto e a limpeza influenciem diretamente a produtividade dos funcionários.
Um ambiente sujo e desorganizado impacta negativamente o humor e saúde do profissional e, consequentemente, o seu rendimento no desempenho das atividades. Isto é ainda mais evidente quando a despreocupação com os serviços de limpeza transmite a ideia de que a empresa é permissiva e que os seus padrões comerciais não são elevados.
Em contrapartida, ao manter o escritório limpo e arrumado, obterá funcionários capazes de desenvolver as suas funções de forma mais eficiente, e mais eficiência traduz-se em redução de custos quer para os clientes, quer para a empresa.
Então, de que forma a limpeza contribui para aumentar a produtividade no trabalho?
Funcionários como promotores da marca
Ao zelar pelo bem-estar dos seus colaboradores, através da limpeza aprimorada do espaço de trabalho, demonstra que estes são importantes para si e para o negócio. Este tipo de atitude eleva a satisfação dos funcionários e evita comentários públicos negativos sobre os possíveis padrões de higienização inadequados do seu local de trabalho, que poderiam afetar a perceção da marca e reduzir as vendas. Ao invés disso, motivará os seus colaboradores a serem os principais promotores do seu negócio em todas as suas interações com clientes e parceiros.
Ao sentirem-se parte da empresa, os funcionários são mais felizes e produtivos, trazendo à organização mais vendas e, consequentemente, mais lucro.
Fidelização de funcionários e clientes
Outra vantagem de uma higienização adequada é a retenção dos seus valiosos colaboradores. Ao trabalharem com conforto e bem-estar, dificilmente considerarão abandonar os seus cargos, resultando numa diminuição na rotatividade dentro da empresa. Consequentemente, os custos com aquisição de novos funcionários e sua capacitação são reduzidos. Além disso, funcionários fiéis a uma empresa estão mais predispostos a entregar valor, pois sabem que crescerão com a empresa.
Intimamente relacionado com a longa permanência dos seus colaboradores, está também um melhor atendimento dos clientes habituais, dos quais já conhecem as preferências e, inclusive, com quem já estabeleceram uma relação de confiança. Como estão acostumados com as necessidades especificas de cada cliente e gerem confortavelmente os processos e sistemas da empresa, são mais ágeis no desempenho das funções e, por isso, mais produtivos.
Conforto é sinónimo de criatividade
O conforto e a criatividade estão correlacionados, logo, quando um deles é afetado negativamente, o outro também o é. Chegar ao local de trabalho e encontrar tudo desarrumado e sujo é dissuasor, afeta a motivação, diminui a produtividade e a qualidade das tarefas executadas.
A desarrumação ocupa o espaço da criatividade e da motivação e distrai o cérebro das tarefas que deveriam ser realizadas, focando a sua atenção no que está desorganizado.
Todavia, ao contrário do que se possa pensar, interromper o trabalho para proceder à limpeza é, também, um grande inimigo da produtividade, já que quebra a linha de raciocínio, fundamental para a execução dos afazeres.
Dado que a organização da mente é reflexo da organização do local de trabalho, o conforto que uma higienização eficaz e arrumação do espaço de negócio traz, impele ao relaxamento mental, concentração e estimula a criatividade. Assim, quando os serviços de limpeza são realizados com qualidade, observa-se um aumento da inspiração dos colaboradores para exercer as suas atividades de forma criativa e, portanto, mais produtiva.
Bem-estar e saúde, os aliados da produtividade
Transversal a todos os negócios é o facto de os seus funcionários contactarem com um grande número de pessoas e utilizarem espaços comuns, como casas-de-banho ou salas de refeição, sendo estes os principais focos de contaminação cruzada. A higiene eficiente do local de trabalho reduz significativamente este risco, contribuindo para a manutenção da saúde dos profissionais, que se traduz na redução do número de faltas por doença e maior desempenho funcional.
Ao garantir o bem-estar das pessoas afetas ao seu negócio, potencia o equilíbrio físico e mental, essencial para o rendimento laboral.
Além de proporcionar um ambiente saudável e agradável, a limpeza profissional do local de trabalho permite uma melhor conservação dos recursos materiais, reduzindo a necessidade frequente de substituição ou manutenção dos mesmos, que poderia atrasar a fluidez do trabalho.
A eficiência começa com a organização
Sem se dar conta, os funcionários vão acumulando documentos e objetos em cima da mesa de trabalho ou em espaços comuns e, quando necessitam de algo realmente importante ou urgente, não conseguem encontrar no meio do caos. Despendem tempo a procurar e quebram o raciocínio da tarefa que estavam a executar. A produtividade cai e a frustração aumenta.
Por isso, uma das primeiras coisas a ter em consideração é que a organização do espaço de trabalho é deveras importante e afeta o rendimento profissional. Num lugar organizado, trabalha-se mais animado. Manter tudo arrumado permite que as tarefas sejam mais fáceis de serem identificadas e realizadas. Ao reduzir esforços físicos e mentais desnecessários, há uma melhoria do rendimento e da produtividade das pessoas e empresas. Por isso, a limpeza facilita a organização que, por sua vez, facilita a eficiência.
Posto isto, é inegável que um ambiente de trabalho criteriosamente limpo e organizado é mais prazeroso e profissional. Ao ser um facilitador da organização e limpeza, permite que os níveis de criatividade, satisfação e motivação dos seus funcionários aumentem, contribuindo para a subida da produtividade. Além de que um serviço de limpeza exímio sugere que a empresa aplica essa eficiência a tudo o que faz.