Independentemente do setor, a perceção de um cliente sobre o nível do serviço prestado é afetada pelo padrão de higiene do espaço de trabalho. Um ambiente organizado transmite qualidade e profissionalismo. Os clientes e potenciais clientes farão um juízo de valor com base na aparência geral e, como resultado, formarão opiniões sobre os seus produtos ou serviços, que poderão estar desfasadas da realidade.
Por isso, se pretende que a sua empresa reflita a proposta de valor e reputação da marca, é necessário garantir que a qualidade da limpeza corresponde aos padrões idealizados. Ao investir numa limpeza profissional e cuidada, passa a mensagem aos clientes de que presta atenção aos detalhes.
Assim sendo, trazemos-lhe 4 bons exemplos de higiene profissional que podem ajudar a sua empresa a prosperar.
Causar uma boa 1ª impressão
A falta de higiene, má qualidade do serviço e mau atendimento são os principais motivos para um cliente abandonar o seu negócio e não mais voltar. Uma empresa que se mostra agradável aos olhos e ao olfato logo no primeiro contacto é determinante para o sucesso do negócio, uma vez que, regra geral, evidencia também a qualidade do atendimento e do serviço.
Um espaço de negócio desorganizado, com sujidade acumulada e maus odores impacta os clientes e potenciais clientes de forma negativa. Sobretudo porque, a desarrumação do local é imediatamente associada ao método de trabalho das pessoas que ali operam.
Insista especialmente na limpeza das janelas, vitrines e portas, pois são as primeiras coisas que o cliente vê antes de entrar no estabelecimento e poderão ser aquilo que desperta a atenção e o interesse ou aquilo que repele imediatamente o comprador.
Não se esqueça: não existe uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão.
Recorrer a serviços de limpeza profissional
O recurso a profissionais de limpeza é uma vantagem com várias frentes. Não só potencia a qualidade da higienização, como impacta positivamente clientes e funcionários, ao demonstrar que se preocupa de forma transversal com todos os aspetos relacionados com a empresa, começando pela limpeza.
Cada área de negócio possui necessidades específicas de higienização e, por isso, requer um serviço personalizado de forma a atender à demanda com precisão. Para isso, é necessário formar a equipa de trabalho e dotá-la de conhecimentos sobre as melhores práticas de limpeza, nomeadamente, sobre procedimentos, equipamentos e produtos a aplicar. Ao contratar uma equipa profissional, tem resposta a todos estes quesitos e ganha tempo para se dedicar a outros aspetos do seu negócio.
Utilizar produtos certificados e de qualidade garantida
Devido a uma eficácia e rendimento inferiores, os produtos de uso doméstico não são recomendados para aplicação em empresas. Uma limpeza eficiente e adequada de um espaço de negócio requer produtos certificados de alta qualidade, submetidos a controlos rigorosos, que assegurem a excelência e segurança do processo de higienização. Ou seja, produtos de limpeza profissional.
Pela diversidade de gamas, os produtos de limpeza profissional abrangem uma grande variedade de superfícies, dando uma resposta específica e otimizada a cada tipo de sujidade e material. Isso permite prolongar a vida útil de superfícies, móveis e outros equipamentos de trabalho, baixando os custos com possíveis substituições dos mesmos, enquanto demonstra que valoriza a aparência da sua marca, ao mantê-la aprimorada.
Também por serem sujeitos a controlos rigorosos, os produtos de limpeza profissional estão de acordo com os padrões de qualidade e os requisitos legais para utilização, o que reduz o risco de reação alérgica por parte dos utilizadores do seu espaço de negócio.
Manter os espaços comuns cuidados
Os clientes são muito mais propensos a voltar a adquirir algo da empresa se a experiência de compra geral se mantiver positiva. Por isso, é fundamental manter os espaços comuns limpos e arrumados. Não raras vezes, a perceção de um cliente sobre a limpeza de uma empresa é afetada pelo padrão de higiene das casas-de-banho, salas de reunião e entrada/receção. Uma limpeza adequada destas áreas não só ajuda a minimizar o risco de disseminação de bactérias, como aumenta a confiança dos clientes. Em contrapartida, espaços sistematicamente desarrumados levam à perda dos mesmos.
Mostre aos clientes que se preocupa com eles, cuidando bem das suas próprias instalações.
Saiba, também, como aumentar a produtividade no trabalho através da limpeza.