Os funcionários do setor da limpeza desempenham um papel de extrema importância social, pois são essenciais em várias outras áreas relevantes da sociedade.
Uma perceção incorreta das necessidades reais deste setor e dos seus trabalhadores poderá originar uma gestão pouco eficaz da segurança e saúde no trabalho, por falta de consciência dos perigos e riscos associados aos processos de limpeza. É, por isso, importante realizar uma avaliação de riscos adequada e adotar medidas preventivas.
Com funcionários seguros e saudáveis, todos ganham. Uma equipa motivada é sinónimo de maior produtividade, qualidade superior do serviço prestado e redução dos custos com substituição e formação de pessoal novo.
Alguns dos riscos e repercussões para a saúde dos profissionais de limpeza são:
- Risco de escorregar, tropeçar ou cair, especialmente durante a execução de trabalhos com água;
- Lesões músculo-esqueléticas provocadas, por exemplo, por movimentação manual ou tarefas repetitivas;
- Exposição a substâncias perigosas contidas nos produtos de limpeza;
- Exposição a substâncias perigosas presentes no local de limpeza, incluindo perigos biológicos, tais como bolores ou resíduos biológicos humanos.
1. Prevenção
A primeira forma de garantir a segurança dos profissionais de limpeza é a prevenção eficaz. Esta pode ser alcançada através da identificação dos possíveis perigos, avaliação e priorização dos mesmos, delineação de medidas preventivas a adotar, e acompanhamento e revisão destas medidas, de modo a garantir que são implementadas com êxito.
Como parte da delineação dos procedimentos, deverá incluir-se a redação de um Manual de Operações e Segurança, com informações sobre os produtos de limpeza utilizados, os seus constituintes químicos e possíveis reações alérgicas, métodos de trabalho adequados, equipamentos a utilizar de acordo com o tipo de superfície e sujidade a remover, formas de proteção individual, entre vários outros aspetos importantes, que devem ser avaliados de acordo com o ambiente a higienizar.
2. Uso de Produtos e Equipamentos Profissionais Certificados
Os produtos profissionais, pela sua eficácia comprovada, são um desinfetante de excelência, que eliminam micro-organismos e outras substâncias nocivas à saúde, protegendo, assim, não só os usuários do ambiente higienizado, como também quem os aplica. Por serem testados e certificados por entidades competentes, reduzem o risco de reação alérgica.
Também a utilização de equipamentos adequados possibilita uma maior ergonomia para a realização da ação de limpeza, evitando desgastes corporais e acidentes de trabalho. O uso de acessórios apropriados reduz, ainda, a possibilidade de contaminações cruzadas, que acarretam riscos para a saúde.
3. Proteção Individual e Coletiva
De modo a desempenharem as suas funções sem colocar em risco a sua integridade física, o fornecimento de Equipamento de Proteção Individual e Coletiva é uma prática essencial em todas as empresas.
Os Equipamentos de Proteção Individual são dispositivos ou meios utilizados por uma pessoa quando realiza uma atividade ou tarefa, na qual os riscos não são evitáveis ou possíveis de limitar por meios técnicos de proteção coletiva ou outros processos de prevenção inerentes à organização.
Ao fornecer os itens adequados, estará a zelar pelo bem-estar e integridade física dos trabalhadores, bem como reduzirá a probabilidade de acidentes de trabalho, que são desvantajosos também para a empresa.
Para além de disponibilizarem luvas de proteção, máscaras, viseiras, aventais, toucas, protetores de calçados, entre outros equipamentos que se mostrem necessários para limpeza do ambiente em questão, é também importante orientar os profissionais sobre o modo de uso dos mesmos e modo de conservação.
Já os Equipamentos de Proteção Coletiva são utilizados como apoio de segurança enquanto o grupo de profissionais de limpeza realiza uma tarefa, sendo exemplo disso as placas que combinam símbolos e cores com um determinado significado.
4. Capacitação dos profissionais
Formar a equipa de trabalho e dotá-la de conhecimentos sobre as melhores práticas de limpeza, nomeadamente, sobre métodos, procedimentos, equipamentos e produtos a aplicar, é a melhor forma de consciencializar os profissionais para os perigos que poderão comprometer a sua integridade física.
Eficiência e segurança caminham lado a lado, pois ao estarem atualizados sobre as práticas de segurança no trabalho, os profissionais de limpeza reduzem, também, o tempo de serviço, o uso exagerado ou inadequado de produtos e a necessidade de repetir o processo por ineficácia.
5. Horários adequados
Por último, mas não menos importante, a limpeza em horário diurno é percebida como amplamente positiva e mais favorável para clientes e funcionários, produzindo uma melhor resposta às necessidades dos clientes. Tendo em conta isso, ao invés de ter uma limpeza em horário noturno, que é mais propenso a criar problemas de saúde e instabilidade na vida familiar dos trabalhadores, poderão ser abordados procedimentos organizacionais que favoreçam o processo de higienização em horário diurno.
Esta técnica é apenas viável em setores de trabalho que permitam a circulação dos profissionais de limpeza durante o dia.