Como limpar vidros

Um ambiente com luz natural é saudável, relaxante e dá um tom de modernidade ao espaço. Ter janelas de grande dimensão, espelhos espalhados pela casa, portas envidraçadas nas escritórios, entre outras superfícies de vidro, é o ideal para criar um ambiente inovador e acolhedor. 

 

Todavia, para que o espaço permaneça harmonioso, é necessário que os vidros estejam devidamente limpos e brilhantes. E essa tarefa não tem que ser um bicho de sete cabeças. Na verdade, a higienização das superfícies pode ser feita sem muito esforço. Otimize o seu tempo e poupe dinheiro ao evitar produtos ineficazes, ao colocar em prática as dicas que lhe apresentamos abaixo. 

De que tipo de material vai precisar?

 

Como limpar os vidros

Os passos para limpar os vidros são bastantes simples, apenas tem que atentar na ordem a seguir e no tipo de material a utilizar. É isso que fará a verdadeira diferença.

  1. Antes de iniciar a limpeza dos vidros, passe um espanador ou pincel nestes e nas juntas ou caixilhos, de forma a eliminar o pó e outros resíduos acumulados nessas zonas de difícil acesso.
  2. Para evitar manchas, durante a limpeza, divida a área do vidro em secções e comece a lavar de cima para baixo.
  3. Use o pano, esponja ou peluche sempre na mesma direção. Para áreas elevadas, pode utilizar o rodo com cabo extensível, em vez da esponja..
  4. Não aplique produtos à base de solventes. Para retirar gordura e manchas difíceis, utilize um detergente neutro dissolvido em água quente, antes de aplicar o produto limpa-vidros.
  5. Utilize um limpa-vidros para potenciar o brilho ou transparência da superfície higienizada, sem riscar ou manchar. Retire o detergente com recurso a um kit limpa-vidros.
  6. Os panos de microfibra são essenciais para potenciar os resultados do processo de limpeza. Passe um pano de microfibras na superfície, para uma secagem rápida, uniforme e sem deixar fiapos. Para obter maior eficácia, seque com movimentos circulares. A sua constituição de poliéster e poliamida conferem isolamento térmico, resistência e secagem rápida, enquanto proporcionam uma absorção de excelência.

Dicas complementares

 

  • A higienização de vidros e espelhos deve ser feita uma vez por semana, para evitar a acumulação de sujidade e, assim, facilitar a sua manutenção.

  • Em dias ensolarados, o calor incide mais rapidamente sobre os vidros, potenciando a evaporação dos produtos de limpeza. Isso facilita o aparecimento de manchas significativas na superfície. Por isso, o ideal é que limpe os vidros em dias nublados ou ao final da tarde.

  • Não recorra a materiais, como palha de aço, cloro, vinagre, esponja áspera, lixa ou amoníaco, para retirar marcas ou outros resíduos acumulados, de modo a não danificar a superfície do vidro ou espelho.

  • Uma crença muito comum, inerente ao processo de limpeza, é que os jornais são ideais para limpar vidros e espelhos, pela sua suposta alta capacidade de absorção. No entanto, o jornal não tem capacidade de remover completamente a sujidade e gordura que se acumula nos vidros, existindo a possibilidade de os riscar.

  • Há muitas sugestões de receitas caseiras para higienizar os vidros e algumas parecem apresentar bons resultados, todavia, com o passar do tempo acabam por danificar a superfície.

 

Como vê, limpar os vidros não tem que ser um desafio. De portas a janelas, espelhos e mesas, ao colocar em prática estas dicas, diga adeus às manchas e vidros baços.