A casa de banho é um dos locais mais propícios à sujidade, humidade e retenção de bactérias. Devido à frequência de uso e propensão para a acumulação de resíduos, calcário ou bolor, que conferem um ar desagradável e aparentemente sujo ao espaço, esta divisão requer que a limpeza seja feita de forma eficaz.
É muito comum que a sensação de falta de limpeza se mantenha, mesmo após a higienização da casa-de-banho. Isso acontece porque o chuveiro e as torneiras perderam o brilho, as louças e os azulejos estão manchados e os vidros foscos. Estas manchas são incrustações de calcário, que ocorrem por acumulação dos minerais que constituem a água.
Limpar o calcário parece ser uma tarefa incessável e desgastante, mas apenas o é se desconhecer as melhores práticas para o fazer. A solução existente é tão simples e económica, que ficará abismado.
O que é o calcário?
A água que sai da torneira contém cálcio e vários outros minerais, como ferro e magnésio. É a chamada água dura. Esta água, quando em contacto com temperaturas altas, leva à formação de manchas de calcário. Com o passar do tempo, a espessura do depósito de calcário vai aumentando, causando não só transtornos estéticos, como práticos, já que pode comprometer o interior das tubagens.
O calcário é comummente encontrado nas louças de casa de banho, torneiras, sanitas, lavatórios, bidés e cabines de duche devido à circulação constante e abundante de água, sobretudo, de água quente.
1. Limpar as louças sanitárias
Como consequência da recorrente utilização, é usual aparecerem manchas de calcário na banheira, interior da sanita e junto aos ralos dos bidés e lavatórios. Passar uma esponja com água e detergente neutro não surte efeito. Ao invés, aplique um desincrustante líquido, indicado especificamente para a limpeza de resíduos orgânicos e calcários. Este detergente de pH ácido adere facilmente às paredes das louças sanitárias, escorrendo lentamente, o que garante uma ação de limpeza prolongada.
Aplique o produto diretamente sobre as louças utilizando um pulverizador. Deixe atuar pelo tempo indicado na embalagem. Com a ajuda de uma esponja macia, esfregue as zonas sujas. Em seguida, passe água abundantemente e seque com um pano de microfibras. Caso alguma mancha se mantenha, repita o processo.
2. Limpar os acessórios em inox
Os componentes em inox são os locais onde as manchas de calcário são mais notórias, pela progressiva perda de brilho. De modo a evitar que estes elementos fiquem baços, aplique o desincrustante e deixe atuar. Esfregue cuidadosamente a zona com uma esponja suave e seque com um pano seco de microfibras até que a superfície fique a brilhar. Não utilize esfregões, nem outros materiais abrasivos, para não arranhar a superfície metálica. Caso sejam locais de difícil alcance, utilize uma escova de cerdas suaves (pode ser uma escova de dentes velha) para limpar e termine com o pano seco.
Não descure a limpeza dos complementos de inox, já que os depósitos de calcário não tratados poderão deixar marcas permanentes nos materiais.
3. Limpar vidros, azulejos e pavimentos
Para limpeza de pavimentos, ladrilhos, azulejos e vidros, recomenda-se a diluição do desincrustante em água, na proporção de 1:10. A mistura deve ser aplicada com recurso a esfregona, pano, esponja ou outro equipamento adequado para a função. Posteriormente, passa-se por água abundante e deixa-se secar. Para além de ser um método fácil, é eficaz e garante a limpeza destas superfícies conforme merecem.
No caso dos vidros, utilize um rodo limpa vidros para retirar o excesso de água, deixando-os secos e limpos.
Uma boa forma de prevenir as incrustações calcárias passa por secar bem os componentes da casa-de-banho e deixá-la arejar para que a humidade desapareça.
Agora que já sabe que as manchas de calcário podem ser facilmente removidas, de forma simples, eficaz e económica, bastando, para isso, apenas um detergente, descubra também como limpar fornos sujos e retirar a gordura e resíduos carbonizados acumulados.