Limpeza atrai lucro. A falta de higiene promove desconfiança e multas.

Um negócio é muito mais do que o nome ou os produtos e serviços que providencia. É toda a experiência proporcionada: a missão, a visão, o conjunto de valores e todo o processo de compra e de acompanhamento pós-venda. No seu todo, é a identificação que o cliente faz da marca e a conexão que estabelece com a mesma.

Por isso é tão importante mostrar ao público que a sua empresa está dedicada em proporcionar uma experiência única e isso começa com a limpeza do local.

A primeira impressão é a ideia com que ficamos do contacto inicial com determinada marca, com base no que experienciamos no seu todo. E um cliente ou potencial cliente demora apenas 13 segundos até formar um juízo de valor sobre a sua empresa ou marca. Isso é determinante no processo de compra, porque se a experiência não for positiva, o potencial cliente não converte e a venda não acontece.

Sujidade visível, maus odores e espaços de trabalho desorganizados impactam os clientes de forma negativa, sobretudo porque, a desarrumação do local é imediatamente associada ao método de trabalho das pessoas que ali operam.

É fundamental que tanto a entrada como a receção correspondam aos padrões idealizados e reflitam a proposta de valor do seu negócio, através da qualidade da limpeza. Insista especialmente na higienização das janelas, vitrines e portas, pois são as primeiras coisas que o cliente vê antes de entrar no estabelecimento e poderão ser aquilo que desperta a atenção e o interesse ou aquilo que repele imediatamente o comprador.

Além disso, uma experiência de compra agradável, em que o cliente se sente bem-vindo, confortável e tranquilo, impelem-no a manter-se mais tempo no local, dando espaço a mais e melhores vendas ou negociações.

O mesmo acontece com compradores habituais. Espaços de trabalho limpos e arrumados contribuem positivamente para a experiência de compra dos clientes regulares e estes são muito mais propensos a voltar a adquirir algo da empresa ou loja. Conquistar um cliente novo é 5 a 25 vezes mais caro do que reter um existente, que adquire produtos e serviços ao longo do tempo. Clientes fidelizados são mais lucrativos e são os melhores promotores da marca.

Além da higiene ser um fator de peso para a retenção do cliente, a falta de limpeza pode conduzir a reclamações graves, multas ou encerramento dos estabelecimentos até regularização da situação.

Os restaurantes têm que cumprir as regras básicas de higiene e segurança, dado o seu alto risco de contaminação na manipulação e confeção de alimentos, de modo a não atentar contra a saúde pública.

No caso dos hotéis, mais do que um mero serviço, a limpeza exímia dos quartos e casas-de-banho é um compromisso ético com os clientes. Além de evitar o mal-estar dos hóspedes, cria um diferencial competitivo e potencializa o sucesso do negócio.

Não raras vezes, a perceção de um cliente sobre a limpeza de uma empresa é afetada pelo padrão de higiene das casas-de-banho, salas de reunião e entrada/receção. Uma limpeza adequada destas áreas não só ajuda a minimizar o risco de disseminação de bactérias, como aumenta a confiança dos clientes.

A limpeza regular também contribui para a preservação das superfícies e materiais, baixando os custos com possíveis substituições, assim como demonstra que valoriza a aparência da sua marca, ao mantê-la aprimorada.

A organização é, ainda, sinónimo da importância que os colaboradores têm para o negócio, uma vez que o seu bem-estar é amplamente favorecido. Isso eleva a satisfação e evita comentários públicos negativos sobre a empresa. Até porque, chegar ao local de trabalho e encontrar tudo desarrumado e sujo é dissuasor, afeta a motivação, diminui a produtividade e a qualidade das tarefas executadas.  Em contrapartida, colaboradores produtivos são mais eficientes e mais eficiência traduz-se em economia de custos quer para os clientes, quer para a empresa.

Em qualquer área de negócio, o melhor marketing que uma empresa pode ter é demonstrar cuidado e respeito pelos consumidores. Garanta que a qualidade da limpeza corresponde aos padrões idealizados, uma vez que isso é reflexo da proposta de valor e reputação da marca e gera confiança no cliente.