Inconscientemente ou por falta de informação, negligenciamos a importância de ter os produtos e equipamentos certos para a limpeza de cada tipo de superfície. Utilizar os detergentes inadequados apenas torna o processo de higienização mais moroso e difícil.
Para cada superfície e tipo de sujidade há uma gama de detergentes desenvolvidos com componentes de alta penetração, que permitem uma limpeza mais rápida, segura e eficaz.
De modo a não utilizar o mesmo produto de forma transversal em todas as superfícies e correr o risco de as danificar, trazemos até si uma lista com dicas sobre o que utilizar em cada tipo de material.
Vidros e espelhos
A ideia de que os jornais e água com sabão são ideais para limpar vidros e espelhos ainda é muito comum. Isso acontece devido à ineficaz remoção dos resíduos destas superfícies e a suposta capacidade de absorção que o jornal tem. Todavia, além deste material não ter a capacidade de remover completamente a sujidade e gordura que se acumula nos vidros, existe a possibilidade de riscar a superfície dos mesmos.

Aquilo que necessita para otimizar a tarefa é de um produto com poder desengordurante e rápida secagem, que evita que os vidros fiquem baços e com manchas. Além disso, os limpa-vidros não só higienizam, como criam uma camada protetora que impede que a gordura e a sujidade se depositem novamente na superfície lavada. Para remover o produto aplicado, utilize um pano de microfibras.
Fogão e eletrodomésticos
As cozinhas são propícias a acumular gordura nas paredes, chão e demais superfícies, como é o caso dos eletrodomésticos e do fogão.
Para retirar a fina camada que se vai acumulando sobre os eletrodomésticos, borrife com um desengordurante, passe o pano húmido para retirar o detergente e sujidade e, em seguida, seque com um pano de microfibras.
Para gorduras carbonizadas, os desincrustrantes concentrados são os mais indicados, uma vez que atuam rapidamente, penetrando através das camadas de gordura difíceis de remover, eliminando-as eficazmente. A sua forte ação permite excluir a utilização de materiais abrasivos que, geralmente, danificam os utensílios, bem como reduz o esforço necessário para remover as gorduras.
Inox
A limpeza de equipamentos de inox requer os produtos certos para evitar manchas, manter o brilho e permitir que a peça dure anos.
Por mais sujo e manchado que o equipamento esteja, não use materiais ásperos, como o esfregão ou palha-de-aço, nem produtos abrasivos para limpar, uma vez que isso risca o inox e retira o brilho. Ao invés, opte por panos macios, produtos específicos para inox e detergente neutro.
Para retirar a sujidade do inox, aplica-se o detergente neutro ou produto específico num pano macio e passa-se no objeto suavemente, de modo a não remover a camada protetora. Caso o objeto esteja demasiado manchado, aplica-se o detergente diretamente na superfície, deixa-se atuar por uns minutos e retira-se com água e um pano de microfibras.
Para devolver o brilho às superfícies em aço inox, que não sejam utilizadas na preparação de alimentos, tal como portas de frigoríficos, arcas frigoríficas e máquinas de lavar louça, existem produtos de polimento que protegem e deixam as superfícies brilhantes. Este deve ser colocado na superfície limpa e seca e não se mistura com água. A aplicação deve ser feita sempre no sentido do polimento do inox e não em movimentos circulares.
Azulejos e juntas de azulejo
Lavar os azulejos e deixá-los brilhantes faz com que a casa-de-banho pareça ainda mais limpa e bonita. Saber como limpá-los eficazmente também impede que ganhem bolor ou desbotem.
A melhor maneira de higienizar azulejos encardidos é começando pelas juntas, local onde o mofo se acumula mais facilmente, criando linhas pretas. Aplique o spray de limpeza específico, deixe atuar e com recurso a uma escova ou esponja, retire a sujidade. Finalize com um pano húmido, seguido de um pano seco, para retirar a sujidade e secar, respetivamente.

No caso dos azulejos de cozinha, que acumulam muita gordura, utilize desengordurante, à semelhança do processo de limpeza dos eletrodomésticos.
Para uma manutenção periódica quer dos azulejos da cozinha, quer dos da casa-de-banho, utilize apenas detergente neutro e água morna e uma esponja macia. Esfregue suavemente até remover a sujidade e seque. O pano seco dará um brilho especial aos azulejos.
Bancada da cozinha e loiças de casa-de-banho
Limpeza e desinfeção não são o mesmo, mas complementam-se. A limpeza pressupõe a remoção de sujidade, gordura e manchas visíveis, enquanto a desinfeção consiste em eliminar o maior número possível de micro-organismos utilizando processos químicos e físicos.
Assim sendo, quer para as loiças de casa-de-banho, quer para as bancadas de cozinha, que são locais altamente propícios à contaminação cruzada e proliferação de bactérias, deve começar por limpar com um detergente de limpeza próprio, constituído por agentes abrasivos capazes de remover eficazmente resíduos de calcário e sujidades diversas, incluindo gordura. Posteriormente, deve aplicar um detergente desinfetante de secagem rápida, não perfumado, adequado a todo o tipo de superfícies.
Móveis de madeira
A conservação de um móvel de madeira natural depende dos tipos de cuidado que tem com o mesmo e isso estende-se à limpeza. Utilize um Limpa Móveis ou Óleo de Cedro para reavivar o brilho da madeira.
Antes de aplicar os produtos, remova o pó com um pano macio e limpo, de preferência, de microfibras. Depois, aplique o spray ou o óleo com ajuda de um pano e puxe o lustro. Graças à sua fórmula, os limpa Móveis protegem e conservam as madeiras, proporcionando um brilho incomparável e de longa duração.
Com o produto certo para cada superfície, a limpeza torna-se uma tarefa muito menos árdua.