As mãos estão diretamente envolvidas em praticamente todas as atividades que realizamos ao longo do dia, sendo propícias a contaminações cruzadas e propagação de doenças. Por isso, a lavagem das mãos de forma frequente e adequada é o ponto de partida para se proteger a si e aos que o rodeiam.
Contudo, uma boa e eficaz higiene das mãos apenas está completa com a secagem das mesmas. Secar as mãos após a lavagem é essencial para ajudar a minimizar a propagação de bactérias, já que mãos molhadas são veículo para germes e micróbios.
É, então, aqui que surge uma das maiores dúvidas relativamente ao método mais adequado para secar as mãos eficazmente: toalhas de papel ou secadores de mãos?
Por que usar toalhas de papel?
Rápido e fácil de usar
As toalhas de papel são extremamente convenientes e fáceis de usar. Não há filas para secar as mãos, não há necessidade de tocar em nada além da própria toalha de mão a utilizar, e em apenas alguns segundos, tem as mãos efetivamente secas. Na verdade, 10 segundos de secagem das mãos com toalha de papel são tão eficazes como 30 segundos com o secador de ar quente.
Previne contaminação cruzada
O estilo de vida fugaz que vivemos diariamente impele-nos a menosprezar atividades corriqueiras e, por isso, a dedicar-lhes menos tempo e importância, como é o caso do processo de secagem das mãos.
No caso dos secadores de mãos, que demoram cerca de 30 segundos a efetuar o processo de secagem eficazmente, há uma tendência a sair da casa-de-banho com as mãos ainda húmidas, por falta de tempo ou paciência para esperar que estas sequem na totalidade.
Isso acarreta dois riscos.
Primeiro, as pessoas têm tendência a terminar o processo de secagem das mãos na roupa que trazem vestida, uma das maiores fontes de bactérias e sujidade, comprometendo a higienização.
Em segundo lugar, as bactérias proliferam em condições húmidas, por isso, sair da casa-de-banho com as mãos molhadas aumenta o risco de atrair e transportar germes.
Como as toalhas de papel são fáceis de usar e mais acessíveis, é menos provável que saia do compartimento com as mãos molhadas.
Para além disso, as toalhas de papel absorvem sujidade ou bactérias que não tenham saído na lavagem das mãos. Este aspeto é de extrema importância, dado que a maioria das pessoas não lava as mãos corretamente e a remoção dos resíduos e bactérias é feita neste último momento.
Experiência agradável
O uso de toalhas de papel proporciona uma experiência discreta e confortável, especialmente quando são usados produtos de qualidade.
Há uma grande variedade de toalhas de mão, apresentando-se em diferentes espessuras e material. A escolha certa poderá ser facilitadora de uma experiência aprimorada.
O design dos dispensadores de toalhas de mão possibilitam a retirada de uma toalha de cada vez, sem entrar em contacto com a outra ou com o próprio dispensador. Ou seja, as pessoas tocam apenas no que é estritamente necessário, reduzindo, assim, a probabilidade de propagação de germes.
Comparativamente aos secadores de mão, são mais cômodas pois não emitem qualquer tipo de ruído e apenas duas folhas de papel são suficientes para deixar as mãos secas, sem comprometer a higiene.
Por que usar secadores de mãos?
Práticos e de baixa manutenção
Em comparação com as toalhas de papel, os secadores de mãos exigem muito menos manutenção. Não é necessário ter alguém constantemente a rever se os dispensadores ainda têm papel ou se os caixotes do lixo estão cheios. Também não corre o risco que acabe, como no caso das toalhas de papel.
Além disso, as toalhas descartadas podem ser um veículo de contaminação, caso a higienização do espaço seja negligenciada.
A longo prazo, os secadores de mãos poderão apresentar mais custos-benefícios, dado que não é necessário comprar recargas frequentemente, como no caso das toalhas de papel.
Eficiência amiga do ambiente
Os secadores de mão são tão ecológicos como as toalhas de papel. Apesar de os secadores necessitarem de energia para funcionar, atualmente, a sua tecnologia evoluiu e permite, agora, uma poupança de cerca de 80% de energia, comparativamente a secadores mais antigos. Os novos modelos de baixo consumo de energia são sustentáveis e permitem reduzir custos.
Em contrapartida, as toalhas de mão são descartáveis e não recicláveis, querendo isso dizer que é necessária tanta energia ou mais para a produção de novos materiais.
Experiência agradável
Os secadores de mãos contribuem para um ambiente mais limpo e apresentável, sem papéis espalhados pelo chão e pronto para receber visitantes e clientes, sem necessidade de manutenção constante.
Os secadores permitem, ainda, a secagem das mãos sem encostar em outros materiais.
Então, qual é a melhor opção? Toalha de papel ou secador de mãos?
Na verdade, ambas são uma boa opção para o seu negócio, uma vez que tanto as toalhas de papel como os secadores de mãos podem ser eficazes no processo de secagem, desde que utilizados de forma correta pelo usuário. O ideal é poder disponibilizar as duas opções, de modo a que o utilizador da casa-de-banho possa escolher o método que lhe é mais conveniente, com base na sua disponibilidade, formação, valores, conveniência e conhecimento acerca dos diferentes sistemas.